Wednesday, February 25, 2009

As perguntas certas

Atenção: Se não viram Slumdog Millionaire, parem já de ler. Vão ver o filme e depois voltem. Ou então, continuem a ler, mas é à vossa responsabilidade. Eu avisei.



Slumdog Millionaire
, de Danny Boyle, tem ganho prémios atrás de prémios, Óscar, BAFTA, Globo de Ouro. Pelo contrário, em Portugal, foi chacinado por alguns dos críticos do Público, muito embora a opinião popular seja largamente favorável ao filme. (Nota: Procurei o texto da crítica do Luis Miguel Oliveira para deixar o link, mas já não o encontrei online... Curioso.)

Como saberão, conta a história de um miúdo orfão, nascido nos bairros de lata de Bombaim, que acaba por ganhar o "Quem quer ser Milionário?". Não era um génio, nem se preparou à séria e nem sequer queria ganhar. Mas ganhou porque lhe fizeram as perguntas certas. Perguntas às quais ele sabia responder com base no conhecimento adquirido em acontecimentos esporádicos ao longo da vida. E esta coisa das perguntas certas, de que só a essas é que é preciso saber responder foi um pensamento recorrente nos momentos de preparação dos últimos tempos.

Independentemente desse útil pormenor, achei que o filme era bom. Não o escolheria para o óscar de melhor filme, mas ainda assim pareceu-me estar muitos furos acima do "A evitar" de alguns dos críticos. Gostei dos acasos e achei bonita a história de amor. Ridícula, como são normalmente as histórias de amor. E, claro, adorei a dança Bollywoodesca no final.

Além de tudo isto, descobri nas minhas pesquisas pós-filme um pequeno detalhe que me conquistou definitivamente. O livro que serviu de base ao argumento do filme, Q&A, de Vikas Swarup, foi baseado no fantástico projecto "The Hole in the Wall", sobre o qual já tinha ouvido uma TED talk. Digam lá se não é a cereja no topo do bolo.

No comments: