Monday, February 23, 2009

Já está

Há algum tempo, lia este post do David Marçal, num misto de inveja (inveja, não cobiça) e admiração. E pensava, de mim para mim, que também gostava de fazer isto assim.

O grande problema é não dá. Não sei se é efeito do par de cromossomas X, se é efeito de outro cromossoma qualquer ou se é pura e simplesmente maluqueira, mas o facto é que eu tenho uma grande tendência para me preocupar. Por vezes, em excesso, ou desnecessariamente.

Neste caso, até nem era desnecessário, mas era, de facto, exagerado. A minha preocupação não tem grandes manifestações exteriores (penso eu), mas corrói-me por dentro. Como tal, a minha véspera foi um dia de pânico, do início ao fim. A noite, foi na mesma linha; não consegui dormir nada de jeito e acho mesmo que não cheguei a adormecer, apesar de ter tentado a) contar carneiros, b) contar para trás a partir de 1000, c) pensar em coisas calmas e felizes, d) ler o Gomorra, e) ler a tese, f) provavelmente outros que agora não me lembro. E à medida que o tempo passava, o facto de não conseguir dormir acordava-me ainda mais.

A uma hora aceitável, lá decidi deixar de tentar e confiei no poder recuperador de um bom duche. Arrastei-me para a Faculdade, com uma sensação de aperto na garganta.

De qualquer modo, a combinação entre o duche, o ar frio da manhã e adrenalina q.b. funcionou. Após o início dos "trabalhos", fiquei bastante calma, fiz a minha apresentação e fui respondendo às perguntas. Lembro que respirei fundo, de alívio, quando saí da sala para o júri tomar a sua decisão, porque senti que tinha passado. O que se confirmou. E depois houve abraços e beijinhos.

Perguntaram-me ontem como é que me sentia, agora que tinha acabado, se me sentia mais alta. Não, mais alta não me sinto. Sinto-me é incrivelmente mais leve. De resto, absolutamente igual.

6 comments:

E_ said...

Ai ai... Em primeiro lugar os parabéns! Depois... a admiração, a ansiedade e o nervoso miudinho na barriga para que chegue a minha vez. Ainda terei que penar muito, mas faz parte.
Acho que na véspera terei que tomar algo muito forte para dormir.

Bjs

ACA said...

Ainda pensei nisso, mas como nunca tomo nada, não sabia bem como me ia afectar e preferi não ir por aí.
Quanto à tua vez, calculo que vás ficar nervosa, porque faz parte. Dificilmente deixarás de ficar nervoso, independentemente daquilo que te possam dizer.
De qualquer modo, eu não tenho a mínima dúvida de que irá correr tudo muito, mas muito bem. Até lá, tenta penar o menos possível.

Bjos

Helena said...

Muitos Parabéns! Agora já fazes parte da gente grande! Muitos beijinhos e boa sorte para o futuro que se aproxima!

ACA said...

Ehehehe, da gente grande não, Leninha. Só da gente leve.

Claratje said...

Parabéns doutora!!! Agora foi a minha vez de encontrar o teu blog!!! Ainda bem que correu tudo bem e que já tiraste esse peso de cima... agora férias e nova etapa da tua vida!!!
Beijinhos

ACA said...

Tnx, Claratje! Welcome!