Novela na Santa Casa - The Promise of Happiness é um filme de esperança. Conta-nos como é a vida na 38ª enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, o serviço de cirurgia plástica reparadora dirigido pelo famoso Dr. Ivo Pitanguy.
Segundo o site, este serviço "tem como objetivo principal atender, de forma altruística, a população menos favorecida do Rio de Janeiro, de outros estados e do exterior, que apresentam deformidades de origem congênita, adquirida ou traumática." Para se auto-financiar, o serviço faz cirurgias puramente estéticas, que são pagas, mas, segundo creio, são mais baratas do que seria numa outra clínica privada. Mas não é só uma questão de poder pagar, há que conseguir ser admitido como um caso cirúrgico pelo serviço. A possibilidade de ser operado pelo melhor, vale o esforço. Eu não sei muito de cirurgia estética, mas, ao que parece, o Dr Pitanguy é mesmo a "crème de la crème"; vêm médicos de todo mundo para trabalhar no serviço dele.
Assim, as mulheres, sobretudo mulheres, esperam em longas filas por esta oportunidade. Há-as de todos os tipos: novas, menos novas, altas, menos altas, bonitas, menos bonitas, magras, menos magras, com mais ou menos dinheiro. Muitas vêem-se antes como velhas, menos velhas, baixas, menos baixas, feias, menos feias, gordas ou menos gordas. Algumas vêm retocar detalhes, outras tirar partes "que não lhes pertencem". Não se pode ser relaxado, sobretudo quando se é mulher. Ninguém quer uma mulher relaxada, muito menos ela própria. A maioria espera não só livrar-se do lhes pesa no corpo, como também daquilo que lhes pesa na alma. A cirurgia é uma nova oportunidade de recomeçar.
Não sabemos se recomeçaram ou não, se a cirurgia correspondeu às expectativas e lhes trouxe tudo o que esperavam. O filme mostra o antes, as filas, a preparação, as dietas, os exames, a véspera. O depois é só delas. Mas a esperança delas era tanta, que eu também espero sinceramente que sim.
No comments:
Post a Comment