Há aquela ideia feita de que os teens são apáticos. Não têm noção dos seus direitos, não os reividicam, não se interessam pela vida fora do armário ou dos Morangos com Açúcar.
Pois, tudo isso é uma grande mentira. Acabei de ver uma reportagem sobre um protesto frente a uma escola secundária em Lisboa, em que os alunos reividicavam (tinham assim ar de teens em fim de linha, mas se nós ainda somos os jovens, aqueles garotos malvados que nos tratam por senhor/a inserem-se no mesmo grupo etário?).
Eu, que apanhei a entrevista em directo a meio (provavelmente só vi a parte boa), não percebi bem, mas fiquei com a ideia de que a principal razão do ajuntamento era protestar contra as condições da escola. No entanto, no meio da conversa, a teen entrevistada sai-se com algo do género:
"Ah... E protestamos também contra os exames nacionais. Somos contra os exames nacionais. Supostamente, os exames são para avaliar toda a gente por igual, mas isso é mentira, porque há pessoas que têm dinheiro para explicadores e outras não. E assim não vamos em igualdade de condições."
????????????????????????????????????????????????
Eu, fascizóide defensora dos exames, até fico basbaca. Exigir melhor qualidade de ensino, para que ninguém precise de explicações, não. Mas acabar com exames, sim. Parece-me uma escolha muito acertada.
No comments:
Post a Comment