Sunday, July 27, 2008

Sincelo ou A melhor gelataria do mundo

Este é um post que está pensado há muito tempo, mas que foi sendo sucessivamente adiado, à espera de que eu tivesse disponibilidade mental para o escrever. Ainda não a tenho, mas já estou farta de o adiar e, como tal, decidi que iria criar a tal disponibilidade. Além da pouco disponibilidade, a outra razão para os meus sucessivos adiamentos é puro e simples medo de não lhe fazer justiça. Não queria que ficassem com quaisquer dúvidas de que a Sincelo é, de facto, a melhor gelataria do mundo. Caso não fiquem convencidos, será provavelmente porque as minhas palavras não estiveram à altura e, assim sendo, dêem-lhe, pelo menos, o benefício da dúvida e vão até lá para comprovarem por vós próprios.

Para que não haja confusões, começarei por esclarecer que eu gosto particularmente de gelados. Gosto muuuuuuuuuuuuuuuuuuittttttttoooo e desde há muito tempo... desde que tenho memórias de mim que os gelados ocupam um lugar de destaque entre os meus doces preferidos. Quando era pequena, e os gelados eram algo muito mais sazonal do que são hoje, eram das coisas que eu mais gostava no Verão, a par das férias e da praia. Calcorreava a cidade (que não era grande, é certo, mas para as minhas pernas da altura, até parecia) para ir comer um cone com dois sabores. :) É certo que sempre tive grande abertura de espírito para experimentar gelados, mas os gelados de bola, das gelatarias, sempre exerceram sobre mim um fascínio particular.

Por isso, quando mudei para o Porto e conheci a Sincelo, tornei-me rapidamente uma cliente habitual. Dez anos depois, com uma quantidade apreciável de outras fontes de gelados pelo meio (a distância assim obriga), a Sincelo continua a ser a minha gelataria preferida e um dos sítios de paragem obrigatória no Porto.

Esta gelataria fica no centro do Porto, entre os Aliados e Cedofeita, mais exactamente na rua de Ceuta, do lado direito de quem sobe. Que não haja confusões: é mesmo uma gelataria, não um café, que aliás apenas se vende com natas (se bem que podem ser pedidas à parte).

Não está longe, mas também não está no meio de grandes circuitos comerciais. Com o tão polémico túnel de Ceuta, haverá agora menos gente a passar naquela rua e, por isso, talvez passe despercebida a muitos. Não que seja pequena; não sei quantos lugares sentados terá, mas há três espaços com mesas (entre 20 a 30 mesas, no total, palpito eu...).

Também não sei há quantos anos existe, mas há 10 anos já tinha um ar antigo. Antigo, mas não velho. Meio retro talvez, aquele look que está na moda, ou que, neste caso, volta a estar na moda. Apesar dos anos, tudo tem um aspecto impecável, cuidado e limpo. Os espelhos, os vidros, as bancadas têm um ar imaculado, que sempre me impressionou.

Claro que, mais importantes do que tudo isto, são os gelados. Da montra toda em vidro, vê-se uma arca vertical onde estão expostas as diversas taças da casa. Depois de experimentar umas quantas, acabei por me ficar pela taça Sincelo, com chocolate quente, chantilly, três bolas de gelado, pepitas de chocolate e bolacha (sorrio interiormente só de pensar...). Enorme, dirão alguns. Sim, é. Por isso, gosto de a partilhar e são raras as vezes que a pedi só com uma colher. Partilhar uma taça destas torna-a no perfeito tamanho individual. É que além de gostar de gelado, gosto de gostar, e tenho medo que um dia possa enjoar, pelo que evito, dentro do possível, comer gelado alarvemente. Partilhando um Sincelo, este acaba quando ainda poderíamos comer mais umas colheres, o que nos faz inevitavelmente regressar.

Nesta taça, os sabores que peço são normalmente avelã, Sincelo (sabor da casa, que é uma variante de chocolate meio "avelanado") e café, por esta ordem (eu sou muito exigente no que respeita à ordem dos sabores num gelado e sempre me irritou quando me servem gelados com os sabores em ordem inversa, mas, na Sincelo, isso nunca aconteceu). Com esta ordem, o café faz um contraste fantástico com o chantilly do topo, abrindo caminho à deliciosa mistura de chocolate e avelãs que está por baixo, à nossa espera... Nhaaaaaaaaaaam! Sincelo e avelã serão provavelmente os meus dois sabores preferidos, uma combinação óptima também para os Crepes com 2 Bolas. Entre os sabores de Inverno, amendoim ou noz também estão no meu top 10, ou ainda menta, caso peça um "Quente e Frio". Já no Verão, o caso muda de figura: cenoura e meloa são absolutamente geniais, imperdíveis. Não gosto muito de sabores de fruta misturados com chocolate quente (que existe em várias taças), mas ficam óptimos num copo ou para levar para casa.

Quando se pede uma taça na Sincelo, dão-nos um copo de água juntamente com o gelado. Parece que, nos primeiros anos, em vez de água, servia-se champagne. Lembro-me que, ao início, achava isto horrível, porque detestava beber água depois de comer gelado. De qualquer modo, os gostos também mudam e hoje o ritual da Sincelo não fica completo sem aquele toque final.

Por último, um apontamento mais prático, mas igualmente importante: ao contrário de muitas gelatarias, a Sincelo está aberta TODO O ANO (excepção feita ao Natal e alguns feriados relevantes), de terça a domingo, do meio dia à meia noite. Sim, ouviram bem: meia noite. Não há desculpas para não ir lá! Se forem, comam um gelado por mim...

Friday, July 25, 2008

Eu até nem queria, mas tem que ser...

Ia escrever um post com mais de 10 linhas... Já era tempo. No entanto, mostraram-me estes dois vídeos ontem e eu gostei tanto das ideias que estão na origem de cada um deles que não posso deixar de os partilhar.

What if there was no STOP? The development of STOP signs by a committee.




Font meeting

Tuesday, July 22, 2008

Isto deixa-me preocupada

Não pretendo questionar com este post a competência da PJ ou da PGR. Consigo perceber que apesar de terem sido alocadas pessoas e meios, não foi possível perceber de facto o que aconteceu. Consigo até perceber que a tarefa deles era particularmente difícil e que circos mediáticos não ajudam em grande coisa o seu trabalho.

De qualquer modo, não posso deixar de me questionar sobre a "facilidade" com que alguém se torna arguido em Portugal e até sobre a natureza e a necessidade de existência deste estatuto estranho. No caso mais mediático dos últimos tempos, o facto dos pais terem sido constituídos arguidos sem provas concretas do seu envolvimento não me parece muito inteligente. E faz-me pensar o que acontecerá nos outros casos, que não têm a atenção dos media como este teve.

Disponibilidade condicionada?

Disponível, a não ser que surja outra proposta mais interessante.

Monday, July 21, 2008

Cool, huh?



Brain Magic, by Keith Barry in TED

Thursday, July 17, 2008

Estão abertas as hostilidades!

No primeiro confronto, ganharam as melgas.

Wednesday, July 16, 2008

La flor más grande del mundo

Também descobri isto na exposição. Gosto muito.

Tuesday, July 15, 2008

A Consistência dos Sonhos

É o nome da exposição sobre José Saramago, organizada pela Fundación César Manrique. Está na Galeria D. Luis I, no Palácio Nacional da Ajuda, até ao próximo dia 27 de Julho. Uma vez lá, o resto do Palácio também merece uma visita. Eu fui até lá no passado dia dos Museus e diverti-me a brincar com os candeeiros. Aos domingos, até às 14h, a entrada (pelo menos no Palácio) é livre.

Friday, July 11, 2008

Contrastes: Entonces y Ahora

Está a decorrer no Cinema São Jorge um ciclo de cinema espanhol, promovido pela Embaixada de Espanha e o Instituto Cervantes. O programa e mais informação encontram-se aqui.

Esta iniciativa insere-se completamente no programa Lisboa em Xanatas. A entrada é livre; é só levantar os bilhetes a partir das 13h no dia da sessão.

Para a sessão de estreia, a sala estava bastante composta, apesar de me parecer que isto não foi muito divulgado. Esta coisa de haver sempre público em Lisboa, mesmo para as coisas que pensamos que pouca gente sabe é curiosa, mas bastante agradável. A sessão foi marcada por problemas técnicos, mas creio que entretanto já devem ter tido tempo de os resolver.

PS: Levem roupa fresca, que o cinema é quente e o ar condicionado tem um funcionamento algo estranho.

Thursday, July 10, 2008

A oportunidade de uma vida

Acho que alguém lhes devia explicar que as colocações não são por ordem de chegada.

(Não encontrei o vídeo da notícia isolado, por isso terá que ser mesmo assim. Começa pelas 8:50 - 4ª parte - relógio no canto inferior direito).

Update: Mais do mesmo aqui.

Wednesday, July 02, 2008

Importa-se de explicar melhor?

Diz esta notícia que Manuela Ferreira Leite, a nova(?) líder da oposição, disse na entrevista a Constança Cunha e Sá que Portugal está sem dinheiro para as obras públicas que o Governo tem anunciado. Talvez esteja, talvez não.

Mas não é essa a parte da notícia que eu achei verdadeiramente interessante. Um pouco mais abaixo, diz que MFL "não tem nada contra as ligações homossexuais, mas é contra os casamentos legais entre pessoas do mesmo sexo ("não se pode dar o mesmo estatuto")", o que é uma afirmação algo intrigante.

Eu não vi a entrevista e isto no contexto talvez fizesse algum sentido (embora não tenha a certeza de qual possa ter sido). Assim, faz-me lembrar o sketch dos Gato Fedorento sobre a posição de Marcelo Rebelo de Sousa quanto à lei do aborto.

MFL não tem nada contra as ligações homossexuais. Então, é a favor dos casamentos legais. Não.
MFL é contra os casamentos legais entre as pessoas do mesmo sexo. Então, é contra as ligações homossexuais. Também não.