Friday, May 16, 2008

Sugestão para o fim de semana

À pergunta "Gosta de museus?", responderia sem hesitar que sim. De uns mais do que outros, claro. Tenho especial simpatia por museus de arte moderna e contemporânea. Provavelmente porque os associo a edifícios amplos, de linhas direitas, com janelas rasgadas e soalho de madeira, onde gosto de vaguear à deriva.





Acredito que os museus devem ser vistos como espaços públicos, agradáveis, convidativos, não só para os turistas, mas também para os locais. Aquela ideia de museu como sítio enfadonho onde se vai apenas nas excursões das escolas já era. Gosto dos museus que nos convidam a ir e voltar repetidamente, para ver novas exposições, palestras, concertos ou mesmo só para ir tomar um café com os amigos ou comprar uma prenda especial na loja, porque lá há sempre boas ideias.

Neste meu ideal de museu, as entradas são grátis (pelo menos num dia da semana; nos outros dias, a existirem, os preços seriam reduzidos). Embora não tenha feito qualquer pesquisa nem tenha qualquer conhecimento sério sobre o assunto, tenho a percepção de que as entradas não terão grande impacto no orçamento de muitos museus. Além disso, se a entrada for gratuita, muito mais facilmente se terá gente no museu, que provavelmente fará compras nas lojas do museu ou tomará algo no café. Embora possa estar redondamente enganada, lojas interessantes, cafés/restaurantes agradáveis e um programa de actividades apelativo parecem-me mais eficazes como forma de receita. Reconheço que não será provavelmente suficiente; os custos correntes de um museu não devem ser muito baratos e as minhas entradas grátis ideais custam a todos. Mas não será o apoio de mecenas devidamente incentivado uma boa maneira de conseguir financiamento?

Todas estas considerações vêm a propósito de se celebrar este domingo, dia 18, o Dia Internactional dos Museus. Apesar da falta de dinheiro crónica que parece afectar os nossos, estarão com uma série de actividades durante esse dia, bem como durante a noite de sábado para domingo. Há de tudo, concertos, teatro, visitas guiadas, workshops, actividades para famílias, a maioria das actividades (ou arriscaria mesmo quase todas, à excepção de uns jantares devidamente assinalados) com entrada gratuita.

Fica a sugestão para o fim de semana. Há mais informação no site e a programação está disponível aqui. Mas atenção, é preciso alguma coragem para a consultar, visto que é um pdf de 42 páginas! Na minha modesta opinião, está longe de ser a forma mais simpática ou inteligente de apresentar a programação de uma série de eventos públicos. No entanto, parece-me antes uma excelente maneira de conseguir baixas audiências. Espero muito sinceramente que não seja o caso, porque há muitas opções interessante no programa.

No comments: