Saturday, May 03, 2008

Por uma vida melhor

É o nome da exposição de fotografia de Gérald Bloncourt, que estará no Museu Colecção Berardo até dia 18 de Maio, com entrada grátis. Eu já fui ver e gostei muito.

Caso não passem por lá, podem aproveitar para espreitar uma amostra aqui, cortesia do Público.

São imagens da emigração portuguesa para França nos anos 60. Lembram-me algumas imagens de Portugal, um Retrato Social. Lembram-me também que, embora tenhamos um longo caminho à nossa frente, houve grandes mudanças nestes últimos 40 anos. São um óptimo argumento contra os saudosistas do "Dantes é que era bom...". Além disso, dão-me um respeito renovado pela coragem/loucura/desespero destas pessoas; se emigrar não é fácil, não consigo imaginar como será emigrar para um bairro de lata. Para tantos o terem feito, leva-me a pensar que a ideia de um futuro no Portugal de há 40 anos deveria ser realmente assustadora. Muitos dirão que a ideia de futuro hoje é bastante assustadora, mas, para o bem e para o mal, será com certeza um susto diferente.

No comments: