Thursday, September 18, 2008

Altos e baixos

Quando o preço do petróleo subia sem fim à vista, foi amplamente publicitado que as pobres das petrolíferas estavam de mãos atadas e tinham que subir os preços. A matéria prima subia de preço e a solução era passar esse custo adicional para o consumidor.

Foi também dito várias vezes que o lag entre a compra de crude e a sua venda ao consumidor final era aproximadamente de três meses. No entanto, a variação do preço do crude reflectia-se muito mais rapidamente do que isso nos preços finais. Pelo menos, enquanto a tendência era de subida. Agora, que está em queda, não há a mesma celeridade. Isto revela uma profunda falta de respeito por nós, os consumidores.

É certo que, por ora, estes senhores até farão o que bem entenderem visto que não temos alternativas. Mas muita atenção ao "por ora". Se este pico de preços teve algo de bom, foi ter aberto horizontes de políticos, investidores e consumidores e criado verdadeiro interesse no desenvolvimento de alternativas. Assim que elas aparecerem, e creio que não demorarão tanto tempo como isso, as petrolíferas verão o retorno da falta de respeito com que nos tratam. Até lá, talvez fosse bom a Autoridade da Concorrência fazer qualquer coisa...

No comments: