Tuesday, February 03, 2009

Cheesecake evolution

Eu já disse que sou teimosa que nem um burro. As minhas experiências com cheesecake são apenas mais um exemplo da minha teimosia, à qual, por mais que eu queira, não consigo escapar.

Quando decidi que queria fazer cheesecake, andei à procura de receitas nos livros cá de casa e na net. Já não me lembro bem qual ou quais é que segui, mas a primeira experiência não resultou bem. Tanto que apaguei a foto que tinha tirado, porque achei que nunca iria precisar dela. É certo que não tinha muito mau aspecto, mas a verdade é que não estava grande coisa. Não usei o queijo certo, ficou demasiado “baixinho” e a cobertura de lemon curd ficou longe daquilo que eu tinha idealizado.

Não me dei por vencida e tentei de novo.



Desta vez o queijo era mais apropriado e ficou melhor, mas ainda não convenceu completamente. E havia ainda que melhorar a cobertura. Estava líquida demais.

Depois de uma grande intervalo de experiências cheesecakianas, resolvi tentar de novo. A base é a receita da Patrícia Furtado, que está aqui. Modifiquei apenas alguns detalhes, como poderão ver abaixo e, embora não fosse essa a ideia inicial, fiz pequenos cheesecakes individuais em ramekins de 9 cm. A cobertura, de morango, ficou à maneira.





Acho que é esta a receita a guardar. A única coisa que vou alterar no futuro é o modo de misturar os ingredientes, pois acho que pode dar uma massa mais fofa.


Strawberry cheesecake
(8 ramekins de 9 cm)

Ingredientes

Para a base
8 bolachas Maria (1 por cada ramekin)
1 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
1 colher de sopa de açúcar mascavado (opcional)

Para o creme
400 g de queijo creme, tipo Philadelfia
200 mL de natas
150 g de açúcar
3 ovos
1 colher de sumo de limão

Para a cobertura
200-250 g de morangos
½ chávena de açúcar
½ chávena de água
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de amido de milho


Preparação

Base
1. Reduzir as bolachas a pó (usando uma varinha mágica ou um rolo da massa, por exemplo).
2. Derreter a manteiga.
3. Misturar a manteiga com as bolachas e o açúcar e forrar o fundo de cada ramekin com uma fina camada da mistura.
4. Cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante 7 min.

Creme
1. Bater o queijo em baixa velocidade.
2. Adicionar as natas e os ovos e bater em baixa velocidade, até obter uma mistura fofa e homogénea.
3. Adicionar o açúcar e o sumo de limão, mexendo até incorporados na mistura.
4. Colocar a creme nos ramekins com a base já cozida.
5. Cozer 5 min a 200ºC e 15 min a 100ºC.
6. Desligar o forno, deixando os cheesecakes lá dentro, para arrefecerem lentamente, durante pelo menos 1 hora.
7. Arrefecer à temperatura ambiente e depois overnight no frigorífico.

Cobertura
1. Reduzir os morangos a puré com uma varinha mágica.
2. Misturar o açúcar com o amido de milho e, em lume brando, adicionar a água e o sume de limão lentamente.
3. Juntar o puré de morangos ao açúcar em calda, mexendo sempre.
4. Deixar ferver uns minutos até atingir a espessura desejada.
5. Espalhar sobre os cheesecakes.

Charannnnn!

4 comments:

E_ said...

Eu bem digo que tu és mesmo muito prendada!
Um dia destes tb vou experimentar a receita :)

ACA said...

Eu continuo a dizer que isto são efeitos secundários da tese...

[-_-] said...

uuuoouuu...
nunca me atrevi nos cheesecakes, mas a minha ultima aventura foram os molinhos de cenoura. Tambem individuais, com cobertura e decoracao!

aii... as teses...

se estiveres no facebook, se minha amiga.

ACA said...

Ainda bem que viste. Tinha pensado que era uma boa receita para ti (sem chocolate).

Molinhos de cenoura??? Não faço ideia o que seja, mas quero ver isso! Não me queres mandar fotos para o mail?

Facebook? Já te converteste? A mim, não me chama...