Wednesday, March 24, 2010

Tamanhos, médias e medianas

Discutia há tempos com uma colega de trabalho sobre a melhor maneira de representar uma determinada população. Embora a média seja muito usada na maioria das situações, nem sempre é o valor mais correcto, uma vez que é fortemente afectada por valores extremos.

Por exemplo, se quisermos saber qual é o salário médio das pessoas presentes numa sala na qual esteja também Bill Gates (ao engano, entenda-se), o valor que obteremos será inevitavelmente alto e não representará de facto o que acontece na população.

Igualmente, se eu não bebo cerveja, alguém terá que beber a "minha parte" para que o consumo médio seja de 63l/ano.

Por isso, quando vi isto, senti-me francamente impressionada. E piquena, senti-me muito piquena.

36DD de tamanho médio? E a mediana?

1 comment:

E_ said...

Um dos meus professores sempre disse que a média era uma medida mentirosa: se eu como 2 frangos e tu passas fome, de acordo com a média vivemos num lugar justo onde cada uma come um frango :)
Quanto a sutiãn parece ser a mesma coisa: há muitas senhoras avantajadas, certamente algumas delas vivem aqui pelo norte!!