Tuesday, April 10, 2012

Da Maternidade Alfredo da Costa (MAC)

   Antes do mais, devo dizer que o meu filho nasceu há pouco mais de um ano na MAC. E que ainda antes dele nascer, fomos seguidos na consulta de Diagnóstico Pré-Natal, na MAC, durante uma parte mais complicada da nossa gravidez (história completa a ser contada num post que eu teimo em adiar repetidamente, mas que é possível que esteja para breve).
   Por isso, tenho pela MAC a simpatia, o respeito e a gratidão que se tem àqueles que nos tratam bem ou, melhor ainda, que tratam bem dos nossos.
   Apesar da MAC não me ser indiferente, o meu protesto contra o seu fecho não é puramente emocional (creio eu). Todas as razões com que o Governo justifica esta sua decisão me parecem no mínimo absurdas. Isto não será de espantar, o Governo e eu divergimos diametralmente na nossa noção de justiça na relação entre o Estado e os seus cidadãos.
   Mas, voltando à MAC, diz o Governo:
   - A MAC não pode ficar parada no tempo.
     Foi o argumento que ouvi hoje... Não está. O edifício é antigo por fora, sim senhor. As enfermarias do puerpério, com quartos de 7/8 camas, estão longe de me ter agradado por aí além. Mas, só para dar um exemplo, a unidade de cuidados intensivos de neonatologia foi completamente renovada (e bastou-me entrar lá por 10 min para perceber que, apesar do ar novo e tecnológico de todo aquele espaço, preferia a milhas a "minha" velha enfermaria). Muito mais importante do que isso, a equipa da MAC está longe de ser "parada no tempo".
   - O São Francisco Xavier está a funcionar a menos de 50% da capacidade. Há que rentabilizar os milhões que foram investidos.
      Há, com certeza. Mas e os milhões que foram investidos na MAC? Se o S. Francisco Xavier é que está a funcionar a menos de 50% da capacidade em termos de partos, porquê fechar a MAC?
   - A Estefânia não está a ser totalmente aproveitada.
      É provável que não. Ainda há menos de um ano (em Junho, se bem me lembro), fecharam as urgências obstétricas da Estefânia, porque não fazia sentido a sobreposição com a MAC. Se fechar a MAC toda, voltamos de novo a abrir as urgências da Estefânia? E esta coisa de fechar e abrir serviços é normal?
   - A MAC é monotemática.
     É uma Maternidade e, como tal, está focada na saúde da mulher e da criança. É provavelmente este foco que faz com que a sua equipa seja tão boa.
   - O número de partos na MAC tem vindo a diminuir.
     É verdade, tem vindo a diminuir. Mas mais de metade dos partos da grande Lisboa no ano passado foram feitos na MAC. Caso o Governo não tenha reparado, o número de partos tem vindo a diminuir em todo o país. Não creio que o fecho da MAC ajude a inverter esta tendência.

  Por tudo isto, não pudemos deixar de manifestar o nosso apoio a todos os profissionais e utentes da MAC hoje à tarde e levámos o nosso filho à segunda manifestação da sua vida.

 Há também uma petição pública contra o encerramento da Maternidade. Fica o link aqui para quem quiser assinar.


No comments: