Tuesday, November 14, 2006

Livros

Eu sempre gostei de livros. De livrarias, de bibliotecas. (Sim, sou divertidíssima!)
Estes dois últimos anos, talvez tenham sido records pessoais de compra e leitura de livros. É certo que tenho uma lista interminável, e continuamente a crescer a olhos vistos, de outros que eu quero ler. Mas, enfim, acho que já me fui acostumando à ideia de que há mais livros do que tempo que eu posso eventualmente vir a ter.
Os últimos livros que eu li foram simplesmente geniais. Ou, pelo menos, muito bons, visto que o conceito de livro genial varia tanto como o tamanho da minha wish list de livros.
O último, Hunting Midnight, de Richard Zimler, lindo. É a história, contada na primeira pessoa de John, um rapaz meio-judeu, meio-escocês, que cresceu no Porto no final do século XVIII e a do seu amigo Midnight, um Bushman que veio viver com a família de John durante a sua infância. É uma história de desencontros, de perdas, de mentiras, mas também de amizade e gratidão. Eu gostei. Fez-me chorar em algumas partes (à semelhança de O Último Cabalista de Lisboa, nas suas cenas mais violentas), mas acho que o fechei com um sorriso.
Antes disso, li The Righteous Men, de Sam Bourne. É um estilo parecido com Dan Brown. Não reflecte profundamente sobre temas que atormentem a humanidade, mas lê-se bastante bem. A escrita é fluente e a história rápida, de tal modo, que não apetece largar, enquanto não se chega ao fim e se percebe tudinho.
O penúltimo livro foi Never Let Me Go, de Kazuo Ishiguro. Lindíssimo. Infelizmente, não posso dizer sobre o que fala este. Descobrir lentamente faz parte do encanto deste livro.

Agora leio La Sombra del Viento, de Carlos Ruiz Zafon, mas ainda estou muito no início.

Boas leituras!

No comments: