Friday, April 18, 2008

Pangea Day



Caro leitor,

Sim, é consigo. Talvez tenha notado que o espaço está agora com um novo adorno aí do lado direito, um descontador de tempo (aposto que existe uma palavra de jeito, mas de momento não me lembro de nenhuma), que nos vai indicando quanto tempo falta para o Pangea Day.
E o que é o Pangea Day, perguntará o leitor? Se o Google ainda não lhe disse, digo-lhe eu agora.

O Pangea Day é um evento mundial que irá acontecer no dia 10 de Maio de 2008. Durante 4 horas, 24 curtas metragens serão exibidas simultaneamente em todo o mundo numa tentativa de nos aproximar uns dos outros. Antes de achar que isto é uma treta e que eu estou louca de vez, leia um pouco mais.

Esta ideia saiu da cabeça de Jehane Noujaim, a jovem realizadora de Control Room (que, aliás, também recomendo). Desde cedo, Jehane percebeu o enorme poder das imagens e do filme para nos confrontar com realidades que por vezes preferimos ignorar. Quando lhe foi atribuído um TED Prize, em 2006, teve a oportunidade de formular um desejo que pudesse mudar o mundo e, achando que a sua primeira opção, a paz no mundo, seria um pouco difícil de organizar pela malta da TED Foundation, desenvolveu o Pangea Day. Dirá o leitor mais cínico que agora se confirma mesmo que não faz sentido... Opção 1: Paz no mundo; Opção 2: Pangea Day... Há alguma distância entre os dois, não?

Sim, claro que há. É apenas um pequeno passo numa maratona para gigantes, mas talvez seja um passo na direcção certa. A ideia é que não podemos aceitar o que não conhecemos e que quando conhecemos algo mais sobre culturas, pessoas, países e religiões diferentes das nossas, acabamos por perceber que, apesar das diferenças, há muitas semelhanças e que não como fugir ao facto de sermos todos parte duma grande comunidade global. A mim, parece-me uma boa ideia.

Sendo assim, passemos às coisas práticas:
a) Podem ver aqui como isto surgiu. É o vídeo da Jehane na Ted Conference de 2006.
b) Podem visitar o site oficial do Pangea Day aqui.
b) Se estiverem no Cairo, em Kigali, Londres, Los Angeles, Mumbai ou Rio de Janeiro, podem assistir a um evento público. Aqui têm o mapa de eventos.
d) Conforme podem ver no link acima, parece-me que, em Portugal, não haverá eventos públicos, mas podem ver em casa, com os amigos, pela Net. Começa às 19:00.
e) Ah... E que filmes vão passar? Não sei. São 24 e foram escolhidos de mais de 2500 candidatos de mais de 100 países diferentes. Haverá ainda comunicações de pessoas empenhadas em causas semelhantes (Bob Geldof, por exemplo) e música ao vivo.

No comments: