Wednesday, April 01, 2009

Dicas e truques para a mulher moderna

Não sei bem porquê e ainda não fiz a estatística, mas parece-me haver uma correlação positiva entre ter dois cromossomas X e sentirmo-nos culpadas/ demasiado auto-críticas/ pouco confiantes/ descontentes com nós próprias. (A minha costela meia feminista fica doente de me ver escrever uma coisa destas, mas o que se há-de fazer.) É claro que não é necessariamente uma sensação negativa constante, mas, de um modo geral, parece-me que mais moças do que moços são atormentadas mais frequentemente por este género de sentimentos. Haverá quem lhe chame síndrome pré-menstrual. Haverá quem diga que as gajas são todas loucas e, como tal, dadas a sentimentos inexplicáveis. Haverá quem diga que maluca sou eu.

Pondo de lado todas as explicações possíveis e assumindo que a minha observação tem um fundo de verdade, a minha pergunta é: o que fazer? Há quem coma gelado, há quem coma, há quem beba, há quem fume coisas, há quem compre sapatos novos. Eu cá descobri uma outra arma nesta luta: ler os comentários do Público online. A grande maioria não está directamente relacionada com a notícia em causa, muitos são lugares comuns particularmente extremos, outros são simplesmente sem nexo, muitos outros são reacções a comentários anteriores, que geram por sua vez outras reacções e tão facilmente se entra numa espiral de insultos, que chega a ser aterrador. E miraculosamente, ao ver um conjunto tão grande de disparates, ao pensar no tempo e esforço que tanta gente dedica a comentários descabidos e insultos gratuitos a desconhecidos, não podemos deixar de nos voltar a sentir estranhamente normais.

PS: Creio que será mais ou menos a mesma sensação que terá um leitor de blogues tontos de moças tontas.

3 comments:

Claratje said...

Eu confesso que as vezes dá-me vontade de ir lá e denunciar 99% dos comentários!
A minha técnica é arrumar/lavar louça ou isso ou atacar o chocolate (mas isso já eu faço todos os dias) :D

E_ said...

hehe! tb gosto dos comentários, mas por vezes fico doente e sobem-me os calores com as coisas escritas. Concordo com a Claratje, atacar o chocolate e ir fazer compras.

Bjs

ACA said...

O chocolate é um clássico, claro. Nem sei como não me lembrei dele...