Sunday, May 10, 2009

Sant Jordi

No dia 23 de Abril, celebrou-se o dia de Sant Jordi. Diz nesta altura o leitor atento, "23 de Abril? Melher, valha-te Deus, e queres falar disso um mês depois????". Respondo eu, admitindo a culpa, "Bem sei, mas não tive oportunidade de dizer nada na altura e queria mesmo deixar aqui isto escrito.". E pronto, a partir daqui lerão aqueles que tiverem interesse em "notícias" fora do prazo.

Dizia eu que, no dia 23 de Abril, se celebra o dia de Sant Jordi, padroeiro da Catalunha. Para mais informação sobre os feitos do dito santo, é só seguirem este link.

E como se faz a dita celebração? Com livros e rosas, pois claro. Sim, ao início, também não percebi bem a ligação. E, ao que parece, as tradições das rosas e dos livros apareceram em alturas bem diferentes, e não estavam directamente ligadas com o dito santo, mas com os tempos foi sendo tudo agregado numa grande festa.

Barcelona inteira enche-se de bancas de venda de rosas e de livros e toda a gente sai à rua, mais ainda do que o costume. Em teoria, é suposto os homens oferecerem rosas às mulheres, enquanto que estas oferecerem um livro aos homens. Funciona então mais ou menos como um dia de S. Valentim local, com a diferença de que os homens "devem" oferecer uma rosa não só ao seu amor, mas também a outras mulheres, como colegas de trabalho. E diga-se que a maioria cumpre isto diligentemente: eu própria recebi rosas e vi montes de homens com várias rosas no metro. Já o livro, creio que está reservado apenas para "the other half".

E é mais ou menos isto. É jeitoso. Acho que é daqueles feriados que vou importar, porque me parece bem. A minha única reserva é que isto me parece um bocado sexista e pessoalmente prefiro um livro a uma rosa. Por isso, acho que vou adaptar na importação e decretar que deve ser um livro e uma rosa de parte a parte. Concordas? ;)

2 comments:

E_ said...

Também gosto mais da versão "livro".
Houve uma altura na Vertigem que tivemos um voluntário de Barcelona que se chamava, nada mais nada menos que... Jordi! :)

ACA said...

Eva, pelo me parece, há uma percentagem significativa da população masculina por estes lados que se chama Jordi!