Wednesday, February 03, 2010

Inquérito - os resultados

Desde que voltei de Inglaterra que as minhas idas ao supermercado em Portugal implicavam sempre um misto de choque e revolta pela zona dos champôs, géis de banho e desodorizantes. Como é que é possível que sejam todos tão caros em Portugal???

Em Bristol, estes produtos não só eram mais genericamente mais baratos, como havia, muito frequentemente, promoções de TWO FOR ONE. Em Portugal, para minha tristeza, além de serem mais caros à partida, promoções nem vê-las. Para cúmulo, não era raro que uma embalagem de 400 mL custasse o mesmo ou ligeiramente mais do que duas de 200 mL.

Por estes lados, os preços estão bem mais próximos de Inglaterra do que dos de Portugal. Senão vejamos:

Um desodorizante Sanex roll-on de 45 mL custou-me no Carrefour em Barcelona €1.70.
À Eva, no Sainsbury em Edimburgo, £1.34.
Num dos grandes hipermercados portugueses, €3.14.

E eu já me preparava para organizar um grande protesto:
Estas diferenças são absurdas!
Reduzam-me o preço para metade e vendam-me produtos com rótulos em espanhol!
Acha que os portugueses cheiram mal? Pudera, ao preço que está o desodorizante!!!
(Atenção, eu sei que sem banho, o desodorizante não faz milagres, mas creio que encontraremos resultados semelhantes se fizermos o mesmo exercício com gel de banho.)

Isto, até o preço astronómico de 4,36€ que a Clara encontrou em Paris me arruinar completamente a teoria... Embora continue a achar que os preços de Portugal são um roubo, não posso protestar com a mesma veemência.

Também não posso deixar de me perguntar, com o desodorizante a custar uma fortuna destas, a que cheira a gente em Paris?

4 comments:

wool said...

A Chanel nº5 (que deve ser + barato que o deo :)
Olha, e já reparaste na diferença dos produtos das veet? Eu sp que vou a Espanha venho carregada de bandas de cera fria da veet que são paí metade do preço de aqui... Enfim... Peludas e a cheirar mal...

dactilografo said...

parece que nunca andaste no metro de Paris...
não só não usam do hábito de expor o corpo a sabonete e água com alguma regularidade como, pelos preços praticados, evitam também o déodorant.
é uma experiência marcante, o metro de paris.

ACA said...

Busted. Por mais vergonhoso que isto seja, nunca andei mesmo.
Estava na wishlist de 2009, mas acabou por não dar... Veremos como será 2010.

Claratje said...

Pois de facto andar no metro em paris e uma experiencia marcante e infelizmente eu tenho que passar por ela todos os dias...
Mas devo dizer e em defesa dos franceses e desfazendo o mito que eles não gostam de água que sim aqui há uns menos lavadinhos (isto ja excluindo os sem-abrigos) mas tb os há noutros paises ;) Mas claro os preços excessivos não ajudam...
E infelizmente não são só os preços para as coisas de higiene. No outro dia enviei uma caixa não registada que podia levar ate 2kg, paguei 17€; na semana anterior os meus pais tinham-me enviado uma caixa que podia levar ate 2.5kg registada que lhes custou 13€. Não há condiçoes... E sim aqui os salarios são melhores, mas não para toda a gente....