Thursday, July 30, 2009

Tales of Mere Existence

Being in a terrible procrastinating mode, I googled "procrastination" and found out the great Tales of Mere Existence. And procrastinated a bit longer.

If you're in a procrastinating mode yourself, take a look at the videos below. But beware, they're addictive and there are many more in You Tube.



Wednesday, July 29, 2009

Venham os amendoins!

Tendo em conta a qualidade da comida, talvez assim seja melhor para todos. À excepção dos senhores da empresa de catering, que cobravam por aquela espécie de comida a módica quantia de 25 milhões de libras ao ano.

Monday, July 27, 2009

On drinking tea

Nos anos de Bristol, quase deixei de beber café. A esmagadora maioria das tentativas de beber café no UK era uma profunda perda de tempo e de dinheiro. Por mais que se pedisse um expresso, traziam-nos invariavelmente um balde de uma bebida com um remoto sabor a café, mas diluída para aí a 1:1000. Por isso, exceptuando os almoços de Sábado, na "Dona Natália", onde o café era de facto digno do nome, deixei de tentar e converti-me ao chá. Preto, com leite, sem açúcar, como os locais. Afinal, em Roma, sê romano.

E se, antes de provar, me parecia meio estranho, o certo é que o chá me conquistou completamente e me converti de alma e coração. Embora tenha começado num chá preto vulgaríssimo, fiquei muito mais atenta e curiosa sobre chás. Já em Lisboa, encontrei uma ou duas lojas com misturas diferentes, que passaram a fazer parte do ritual diário de partilharmos uma chávena de chá, enquanto lagartamos no sofá (embora continue muito adepta do simples chá preto com leite).

Tendo incorporado o chá no meu dia a dia em Portugal, tentei fazer o mesmo em Espanha, mas sem sucesso. Creio que desde há dois meses para cá que nem sequer me apetece beber chá. Só me apetece beber cortados con hielo uns atrás dos outros.

Embora estivesse ciente que era provavelmente um apetite sazonal que voltaria com o Outono, estava algo "preocupada", pois, além de gostar, gosto de gostar de chá.

A minha semana no UK permitiu-me esclarecer as dúvidas e estou bastante satisfeita. Ficou comprovado que perante a temperatura certa (ou, pelo menos, no país certo), o minha vontade de beber chá volta a níveis aceitáveis. E aproveitando esse facto, creio que durante a semana passada devo ter bebido mais chá do que água. Como que para ficar com reservas de chá até que me apeteça beber outra vez.

Sunday, July 26, 2009

Temperature adaptation

O meu workshop da semana passada, no UK, permitiu-me perceber muitas coisas, entre as quais, o facto, algo triste, de que o meu corpo (e o meu guarda-roupa também) está muito melhor adaptado ao Verão acinzentado do UK do que ao xafogor de Barcelona.
O guarda roupa tem remédio, já o corpo é outra conversa...

Saturday, July 18, 2009

Mus soma e segue!

Mus, depois de ter dado o devido destaque ao Mundo Português, não podia deixar passar em branco um post no Bordado Inglês!

Repito, és grande! (E digo isto cheia de orgulho!)

Friday, July 17, 2009

Irritações

Irritam-me os motoristas de autocarro que não abrem a porta fora da paragem a moças nitidamente esbaforidas depois de uma corrida forçada para o alcançar. Isto, num sinal que acabava de ficar vermelho, a 20 metros da paragem inicial, da qual tinha saído 10 segundos antes. Irritam-me sobretudo se isto se passa às 11 da noite, depois de mais de 12 horas de trabalho, e se implica esperar uns 15 min pelo autocarro seguinte.

Pelo contrário, fico muito muito agradecida a todos os outros gentis motoristas que já tiveram a delicadeza de fazer o contrário. O de hoje terá sido certamente uma excepção.

Wednesday, July 15, 2009

O pombo

Fui desenvolvendo, com a idade, a par de um gosto por azeitonas e por bróculos, um asco visceral a pombos. Este asco pode ser, em parte, devido à nossa ex-casa no Porto, que tinha pombos okupas nas varandas. O certo é que, hoje em dia, não consigo deixar de me arrepiar um pouco, quando vejo as crianças nos parques e nas praças das cidades atrás destes "ratos com asas".

Também não simpatizo particularmente com gaivotas, mas acho que o Finding Nemo criou espaço suficiente para não gostar delas publicamente.

Há tempos, vendo uma gaivota voando rapidamente em direcção à minha janela (da qual se desviou num último momento), ocorreu-me que um destes dias podia acordar com uma delas dentro do quarto, ideia que me fez passar calor durante noites a fio, até que decidi que era mais provável derreter do que ter que enfrentar a dita gaivota.

No entanto, hoje, pela manhã, quando me dirijia para a cozinha para tomar o meu pequeno almoço calmamente, dou de caras com um pombo (UM POMBO!!!! Eu sei que não é uma gaivota, mas ainda assim...) que não conseguia sair. Por outro lado, eu, com ele lá dentro, apressei-me a fechar a porta e não conseguia entrar. Salvou-se a situação quando uma das minhas flatmates lhe abriu completamente a janela enquanto eu o dirigia/assustava na direcção certa.

Blargggggggggghhhh!! Cheia de nojo, lá limpei as bancadas e esqueci a bela ideia do pequeno almoço calmo.

E, à cautela, creio que hoje vou dormir com a janela fechada.

Tuesday, July 14, 2009

A maravilhosa sensação de sexta à noite

Num outro episódio emigracional (não sei se existe a palavra, mas faz nitidamente falta) da minha vida, dizia-me uma amiga igualmente emigras que o que mais gostava dos fins de semana em que ia a casa era a chegada, na sexta à noite, com aquele sentimento de "ainda tenho dois dias inteirinhos à minha frente para aqui estar".

O meu "ovo podre" interior subscreve inteiramente. Por outro lado, o meu "ente racional" (ou pelo menos, pseudo) interior discorda completamente, porque sabe perfeitamente que há toda uma série de actividades e momentos durante o fim de semana que serão obviamente melhores do que chegar, cansado, depois de um dia de trabalho/viagem.

Depois de um fim de semana com o meu visitante preferido, anda o "ente racional" um pouco à luta com o "ovo podre". Ambos reconhecem que foi um fim de semana excelente (tivemos sol à séria no Domingo, fui finalmente à praia e, acima de tudo, lagartámos à grande, nos intervalos de um roteiro gastronómico de excelência!). No entanto, a ideia de que hoje voltaria à vida on-hold assombrou-me um bocado e tive várias vezes que a expulsar da cabeça a pontapé.

Hoje, tenho a sensação de que estes foram dias em fast-forward e já tenho saudades do "ainda tenho dois dias inteirinhos à minha frente para te ter aqui". Diz-me isto que, hoje, ganha o "ovo podre". Amanhã, será outro dia.

Wednesday, July 08, 2009

O devido destaque

A notícia do Mundo Português escapou à minha revista de imprensa, mas uma vez encontrada, não a podia deixar escapar.

Mus, mais uma vez, em grande!

Monday, July 06, 2009

How to hack your brain

Eu pensava que precisava mais de um upgrade, mas talvez consiga ficar com o modelo actual com um pequeno hack.
Tivesse eu encontrado isto enquanto escrevia a tese e teria sido tudo diferente. Ou talvez não.

PS: Se alguém experimentar, que me diga se dá resultado ou não.

Wednesday, July 01, 2009

Escolha múltipla

Para tentar sobreviver ao calor que faz por estes lados (sim, sim, sou eu mesma que me queixava aqui há uns meses que estava a chover...), vou comprar:
a) um leque;
b) um guarda chuva preto para me proteger do sol;
c) uma ventoinha;
d) um bilhete de ida para o UK;
e) todas as anteriores;
f) não sabe/ não responde.