Tuesday, October 06, 2009

Pelo uso correcto dos RSS feeds

Como a grande maioria das minhas experiências "internéticas", aderi ao Google Reader, após insultos do Bug, que insistiu que eu era, no mínimo, uma naba se não passasse a subscrever os feeds dos meus sites de sempre. Para aí à terceira vez que discutimos o assunto (tenho alguma resistência ao insulto fraterno), deve-me ter apanhado num dia de aborrecimento com a tese (isto já foi há algum tempo) e lá me converti.

Fui adicionando pouco a pouco os meus links de interesse para testar que tal me dava com a nova ferramenta. Creio que, ao início, me pareceu um pouco estranho; mas, depois, a malta habitua-se a esta coisa deliciosa de ter a nova informação de todos os sites que subscreve a chegar toda ao mesmo sítio. Imediatamente. Sem ter que andar a saltar por todos os links da lista de favoritos. Organizada. Fácil de passar os olhos, registar o que há de novo e decidir o que se quer ler, o que se deixa para mais tarde ou o que não interessa.

Por isso, hoje em dia, estão lá os papers, os blogs, as receitas e as notícias, etc, etc. Isto é, tudo.

O meu problema é exactamente com as notícias. Ou melhor, com uma das minhas fontes de notícias. Não é que o Público deu em enviar montes e montes de feeds, sem título, vazios, que têm apenas um link de publicidade???? E se bem que, como vos disse, se pode fazer um browsing rápido, ignorando o que não interessa, estes feeds são profundamente irritantes. Talvez não tanto como os anúncios que "saltam" ou que fazem barulho na sua homepage, mas quase.

2 comments:

E_ said...

:) sim... a publicidade do publico é terrivel. Ainda me lembro de uma que eram balões e uma agulha que os fazia explodir (pum-pum).
Pode ser que com a nova directora a coisa seja melhor.

Bjs

Joaquim said...

bem eu não subscrevo o público, mas graças a ti encontrei o reader e a minha vida claramente se tornou mais produtiva. obrigados confri.