Friday, February 29, 2008

Dave Eggers - TED Prize 2008


De 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2008, está a decorrer o TED 2008, em Monterey e Aspen, USA. Para os que não sabem, segundo as palavras deles próprios, "TED (Technology, Entertainment, Design) is today a global community. It's a community welcoming people from every discipline and culture who have just two things in common: they seek a deeper understanding of the world, and they hope to turn that understanding into a better future for us all."

Anualmente, há uma TED conference, (a tal que está agora a decorrer) que constitui o grande evento desta "comunidade"; durante 4 dias, há 50 talks de pessoas de áreas muito diversas, de nomes bem sonantes, a nomes mais desconhecidos, mas que têm em comum o facto de apresentarem algo inovador, positivo. Em Abril de 2007, muitas destas talks passaram a estar disponíveis online, o que lhe deu a dimensão de comunidade global com que eles se assumem hoje em dia.

Embora esteja longe de as ter visto todas, já vi bastantes destas talks. E é quase invariável o sentimento positivo que elas transbordam. Dizia uma amiga minha que deixam o coração quentinho. E a verdade é que nestes dias, em que as notícias são muitas vezes más, porque as boas notícias são muito pouco notícias, o TED é uma lufada de ar fresco, uma pedrada no charco e outras frases feitas que demonstrem que é algo inovador, que rompe com o habitual (é algo irónico usar uma frase feita para descrever inovação, não?). No meio das crises financeiras, humanitárias, ambientais, da saúde, da educação e todas as outras crises que por aí andam espalhadas, as TED talks dão-nos esperança, fazem-nos pensar que há hipótese de que o mundo não esteja todo louco e que o futuro possa ser melhor e melhor.

Desde 2005 (creio eu), há também o TED Prize, que distingue 3 pessoas que tenham vindo a desenvolver actividades que permitam mudar o mundo (sim, sim, o mundo e nada menos do que isso). Os vencedores recebem $100,000, mas o grande e verdadeiro prémio é que lhes é concedido um desejo, um desejo que possa mudar o mundo. Este ano, o anúncio dos TED Prize foi transmitido em directo para todo o mundo através da Internet. Se bem que devido à diferença horária, só tenha visto um deles, acho que fui mesmo dormir com o coração quentinho, como diz a minha amiga.

Dave Eggers, um dos TED Prize 2008, é dono da editora McSweeney's. Percebeu a certa altura que as horas que trabalhava eram bastante flexíveis e que conhecia uma série de gente com a mesma disponibilidade e, tal como ele, com experiência e formação em escrita. Decidiu abrir um centro de escrita grátis, o 826 Valencia, para ajudar alunos dos 6-18 a desenvolver as suas capacidades de escrita e ajudar professores a conseguir motivar os alunos para a escrita. O 826 Valencia abriu em São Francisco, em 2002, nas traseiras de uma loja de produtos para piratas. (Sim, palas, olhos falsos e pernas postiças e tudo mais o que um verdadeiro pirata precisa). A ideia era ter um sítio onde as crianças/adolescentes pudessem simplesmente aparecer depois das aulas e ter acesso grátis a um acompanhamento personalizado (1:1) por pessoas com experiência de escrita. No centro, não só poderiam ter acompanhamento para fazer os trabalhos de casa, mas também teriam a possibilidade de desenvolver projectos de escrita criativa, havendo publicações regulares com as histórias resultantes. A ideia cresceu e novos centros abriram noutras cidades nortes-americanas, originando o 826 National.

Tendo em conta o mercado de trabalho norte-americano, creio que os professores são relativamente mal pagos. Calculo que não seja uma profissão capaz de atrair muita gente. Aqueles que, mesmo assim, o escolhem fazer, deparam-se muitas vezes com dificuldades em motivar os alunos, sobretudo quando um professor é responsável por turmas com elevados números de alunos e se vê fisicamente impossibilitado de lhes dar toda a atenção que seria necessária. Com a entrada em vigor do controverso No Child Left Behind Act, parece que o facilitismo acaba por ser a saída mais comum para que os estados e as escolas fiquem bem classificados nos rankings. Parece assim que, apesar das estatísticas, o sistema de educação norte-americano não anda nas melhores condições e há quem questione se é de facto efectivo, se as crianças aprendem mesmo ou são apenas treinadas para terem bons resultados nos exames.

Por isso, embora o 826 National seja uma pequena ajuda num universo muito grande de crianças, o desejo de Dave Eggers, como resultado do seu TED Prize, vai no sentido de expandir este movimento. Ele desejou que 1000 acções semelhantes fossem desenvolvidos no próximo ano, conforme podem ver aqui. Eu cá acho que é um óptimo desejo para mudar o mundo.

Numa altura em que se discute tanto a educação em Portugal e que, ao que parece, há passos em direcções perigosas, pergunto-me se um programa semelhante não era uma óptima ideia. Alguém disponível para um "826 Lisboa"?

No comments: