Saturday, June 07, 2008

O que se encontra por essa Internet fora

"Uma Avó é uma mulher que não tem filhos, por isso gosta dos filhos dos outros. As Avós não têm nada para fazer, é só estarem ali. Quando nos levam a passear, andam devagar e não pisam as flores bonitas nem as lagartas. Nunca dizem "Despacha-te!". Normalmente são gordas, mas mesmo assim conseguem apertar-nos os sapatos. Sabem sempre que a gente quer mais uma fatia de bolo ou uma fatia maior. As Avós usam óculos e às vezes até conseguem tirar os dentes. Quando nos contam histórias, nunca saltam bocados e nunca se importam de contar a mesma história várias vezes. As Avós são as únicas pessoas grandes que têm sempre tempo. Não são tão fracas como dizem, apesar de morreram mais vezes do que nós. Toda a gente deve fazer o possível por ter uma Avó, principalmente se não tiver televisão."

Este texto circula na Net como uma suposta redacção sobre as avós, escrita por uma anónima miúda de 8 anos.

Eu não sei se é ou não... Embora tenha noção de que levamos alguns anos a perceber que afinal as avós são mães dos nossos pais, parece-me que, aos 8 anos, isso já não é segredo. A frase final também é algo suspeita, pois não sei bem se uma miúda de 8 anos consegue conceber que alguém possa não ter televisão. Por isso, não estou inteiramente convencida sobre a suposta autoria deste texto. Pode ser apenas um daqueles mitos que anda por aí.

Ainda assim, seja quem for o autor/a, este texto faz-me sorrir. Faz-me lembrar a minha avó. Ela tinha óculos, fazia uns bolos óptimos, insistia sempre para comer mais um bocadinho, deixava-me ficar a parte do meio da torrada dela e, de facto, era uma pessoa grande com tempo.

Tenho muitas saudades dela.

No comments: