Friday, April 27, 2007

25 de Abril, sempre!


Bem, é típico. Além de ovo podre, sou intrinsecamente atrasada. Mas em recuperação...

De qualquer modo, ontem foi completamente impossível deixar um post para assinalar o 25 de Abril. Já bastou não ter feriado, devia, pelo menos, ter festejado a liberdade de qualquer outra maneira. (Calculo que o meu festejo de liberdade, foi ter a liberdade de não escrever ontem.)

Eu sou da geração pós 25-Abril. Nunca vivi em ditadura e aprendi nas aulas de História o que foi o 25 de Abril, a par de outros marcos importantes do História do país e do mundo. Talvez seja por isso que 1974 me parece algo longínquo, que a política não me desperta grandes emoções ou que nem sempre tenha dado o devido valor a esta coisa fantástica que é a liberdade de expressão.

Creio que, com a idade, isso está a mudar. Sinto cada vez mais o quão importante é ter liberdade, viver em democracia, ter consciência política, exercer os nossos direitos e responder pelos nossos deveres. Tudo isto e o facto de ter começado a gostar de azeitonas leva-me a pensar que estou velha...

Para terminar, fica um link que me enviou hoje um amigo meu. É um vídeo do Paulo de Carvalho, a cantar "Depois do Adeus", uma das canções de Abril que eu gosto particularmente. Creio que provavelmente nunca tinha ouvido a versão original e fiquei bastante impressionada com o desempenho do Paulo de Carvalho.

Imagem retirada daqui. Um site um pouco assustador, mas era a primeira imagem da pesquisa de imagens do Google.

No comments: