Monday, April 23, 2007

Portugal, um retrato social


É sabido que eu sou um ovo podre. A certa altura da vida, comecei ainda a ficar mais ovo podre do que era.
No fim de semana, fui visitar amigos a L. O tempo esteve óptimo: nada de chuva e temperatura suficientemente alta para andar, na boa, de t-shirt a passear no parque, que foi o que nós fizemos. Nós e mais uma data de gente, que não havia parque que não estivesse à pinha... Gosto disso e um dia destes tenho que reflectir sobre este assunto mais aprofundadamente.
Bem, mas o que me traz aqui não é isso. À noite, estive a ver o primeiro programa de Portugal, um retrato social, de António Barreto, online na RTP. E aquilo fez-me chorar que nem uma Madalena... (eu sei, estranho... mas eu avisei logo que era um ovo podre). O programa está excelente, a realização da Joana Pontes parece-me impecável e a voz-off do António Barreto nem se fala. Portugal está... assim assim. Muito melhor do que estava há 40 anos, sem dúvida, mas ainda longe do sítio onde ideal para se estar.
Gostei de pensar naquilo que nos faz portugueses, no que nos une como sociedade, no tipo de sociedade que somos. Há, no entanto, coisas que me preocupam: mais de metade da população portuguesa (um pouquinho acima dos 10 milhões) vive junto ao litoral, na faixa entre Setúbal e Braga; há mais velhos com mais de 65 anos do que jovens com menos de 15; cada mulher tem, em média, menos de dois filhos; por cada bebé português, nascem dois ou três (não me consigo lembrar do número exacto) em França, Inglaterra ou Holanda. Estamos a ficar envelhecidos a passos largos.
Não sei bem como se resolve este grande problema de envelhecimento que nos afecta tão dramaticamente. Acho que a minha geração não vai contribuir grandemente para o tal aumento da natalidade. Tenho dúvidas que sejam as próximas. Provavelmente, precisamente de mais imigração (os Gatos é que sabem! :)).
Vou ver se vejo os outros programas. Parece-me que promete.

No comments: