Sunday, May 06, 2007

Os extraordinários


Não consigo deixar de me fascinar pela capacidade de certas pessoas atingirem feitos que eu considero extraordinários. Talvez extraordinários não seja bem a palavra, mas aquilo que quero dizer é que admiro profundamente pessoas que se aplicam verdadeiramente numa dada actividade em que ficam excelentes.

É claro que me interrogo quantos outros terão investido igual ou maior esforço e nunca terem atingido a excelência. Será que acontece? Ou será que, a partir de certo nível de esforço, só continuam para além das marcas os que são excelentes? E donde vêm as diferenças entre os excelentes? Os cínicos, diriam, provavelmente, daquilo que tomaram antes da "excelência".

Partindo do princípio que este é mundo no qual não há razões para cinismo, o meu post de hoje é motivado pela notícia que acabei de ler sobre o facto de estar a decorrer, neste momento, em Lisboa, uma prova de Triatlo a contar para a Taça do Mundo. Vanessa Fernandes, campeã europeia e vice-campeã do mundo aos 22 anos (quem é já teve tempo para fazer todas estas coisas aos 22???) vai participar e está a jogar em casa. Boa sorte!

Ouvi falar na Vanessa Fernandes pela primeira vez após ter visto algo nas notícias por aqui, em que alguém de Portugal ganhava uma prova... Eu sei que isto é vago, mas tinha a TV ligada nas notícias do desporto só para fazer barulho e não estava a prestar atenção até reparar num grande POR numa das atletas a cortar a meta. Ora, após umas pesquisas no Google, lá consegui perceber o que se tinha passado e fui ter ao site da Vanessa. Confesso que fiquei um bocado pasmada.

Uma miúda com um curriculum impressionante. Calculo que para atingir um curriculum destes haja um grande investimento a nível pessoal. É, sem dúvida, uma extraordinária.

Foto retirada daqui.

No comments: