Monday, May 07, 2007

Portugal, um retrato social II

"Depois de três décadas de crescimento constante, a economia portuguesa marca passo. Tem-se a impressão de que a agricultura pouco tem a dar e de que a indústria se encontra esgotada, as pescas estão bloqueadas, os serviços pouco eficientes e o turismo sem novas perspectivas. Há exemplos extraordinários de êxito empresarial e económico, mas não se estendem ao conjunto da economia.
No início do século XXI, a vocação económica portuguesa está por definir. Com o desemprego e a recessão económica dos último anos, os portugueses voltam a emigrar. É difícil ganhar o pão em Portugal. "

Assim termina o segundo episódio do Portugal, um Retrato Social.

Já vi mais dois episódios deste documentário, "O que fazemos?" e "Mudar de Vida". Continuo a achar que é excelente, que me mostra novas perspectivas sobre o meu país, que me faz descobrir algo mais sobre ser português.

O problema também é que esse algo mais parece, por vezes, tão deprimente que não me apetece saber mais nada sobre ele. Tenho que ter cuidado com estes programas, que podem fazer-me pensar duas vezes sobre essa coisa de voltar para casa.

PS: No worries, hem... Brincadeirinha! ;)

No comments: