Friday, October 10, 2008

Espectacular

Eu já achava que a desculpa de que "somos contra, porque não está no programa do Governo" era um bocado esfarrapada, mas ao que consta tudo isto faz ainda menos sentido. Ou então sou eu que sou implicativa.

A disciplina de voto imposta pelo PS sobre o casamento entre homossexuais não fez qualquer tipo de sentido. Pelo menos, para um protoneuroniozito como o meu. Mas parece-me com ainda menos sentido emitir uma declaração de voto a favor e votar contra. Mas, mais uma vez, isso serei eu. O zef, que também ficou confuso com isto, fez um desenho muito esclarecedor para os deputados que se levantaram na altura errada.

Além do chumbo no hemiciclo, confesso que me faz sempre alguma confusão a oposição popular a este tipo de leis. Aqui, não se obriga ninguém a casar, não se obriga ninguém a ser homossexual, apenas se permite que pessoas que querem casar com outra do mesmo sexo o façam. Por isso, não percebo qual é o problema que a malta tem com as opções dos outros. Sobretudo quando essas opções não os afectam em absolutamente nada. Por mais que me esforce não consigo pensar nas razões que possam levar alguém a ser contra. Será por causa dos filhos? Mas quando um casal heterossexual se casa, ninguém lhes pergunta se querem ou não ter filhos; apesar de muitos os terem, há outros que não querem ter e que não têm. E ainda assim se podem casar.

Ainda não sei bem em quem vou votar nas próximas eleições. Inspirada por esta grande demonstração de coragem política dos deputados do PS (excepção feita a Manuel Alegre), se decidir apoiar o seu partido, sou bem capaz de votar na oposição.

No comments: