Friday, January 02, 2009

Do Natal

Antes que haja espaço para confusões, começo por dizer que gosto do Natal. Gosto desta ideia de um tempo de paz e harmonia. Gosto do frio. Gosto de (algumas) luzes em árvores.

Mas o Natal implica muitas outras coisas que eu não gosto assim tanto. Destas há duas que me desagradam particularmente. Uma é o facto da época natalícia estar cada vez mais colada ao Verão. Está a malta a chegar de férias, ainda mal re-habituada a esta coisa bonita que é o trabalho, e sem se dar bem por isso, aparecem um monte de luzes, música e outras decorações afins nas ruas e nas lojas. A outra é a enchente de pessoas que tomam as lojas ou os centros comerciais de assalto. Há poucas coisas que sejam menos natalícias do que um centro comercial apinhado de gente em missão de comprar prendas para família e amigos.

Por isso, visto que a "marketização" do Natal me irrita sobremaneira, impedindo-me de entrar verdadeiramente no espírito, decidi que era tempo de reduzir. Nas nossas famílias, houve "amigo secreto": cada um só comprou e só recebeu uma prenda. Foi uma iniciativa com bastante sucesso, que creio que vamos adoptar para o futuro. Com as amigas do costume, troquei tempo (e comida) em vez de prendas.






À redução, escaparam (por ora) as crianças, menos as mais pequeninas, que receberam botinhas (handmade by yours truly).





1 comment:

rita said...

Que botinhas tão lindas!!!