Saturday, September 12, 2009

Coisa de gajas?

Não é segredo que tenho algo de "ovo podre". Não é que cheire a ácido sulfídrico (espero eu), mas sim um derivado da velha máxima repetida em abraços apertados nas ocasiões mais emocionantes dos tempos da Universidade: "O primeiro a chorar é um ovo podre.". Se bem que, na realidade, não era preciso ser o primeiro; qualquer vislumbre de olhos mais brilhantes dava direito a um "Não sejas um ovo podre!" ou algo dentro da mesma linha. (Espero que nenhum dos leitores sinta que estou a deturpar a verdade neste parágrafo.)

Com os anos, vim a aceitar plenamente a minha "ovo-podrice" (provavelmente "podridão" seria mais correcto, mas soa-me muito mal). Lacrimejo, sem qualquer problema, no metro, autocarro ou avião, se a passagem do meu livro for particularmente triste, no cinema ou em frente à televisão, quando as cenas são particularmente comoventes, ou até mesmo a ler os vossos blogs, quando me sinto muito feliz por vocês, (etc, etc, mas acho que já perceberam a ideia).

Até aqui, sem qualquer problema. Quem não se sente, não é filho de boa gente e, sendo assim, não tenho qualquer problema com uns picos adicionais de emoção, volta meia volta.

Agora o que não suporto, mas não suporto mesmo, e que me deixa fula da vida, são aquelas lágrimas manhosas que aparecem num final (ou pior, a meio) de uma discussão mais acesa só porque estou num estado de nervos tal que perco o controlo sobre as idiotas das minhas glândulas lacrimais.

Atenção, isto acontece MUITO raramente. De um modo geral, sou bastante calma, com uns laivos de "control freak", não me exalto por aí além nas discussões, embora seja teimosa que nem uma burra, e aceito bem que há muitos temas em que se pode facilmente concordar em discordar. Até que me salte a tampa, há um espaço bastante grande, mas como diabo é que alguém poderá levar a sério um saltar de tampa meu se desato a chorar? E é profundamente irritante estar carregada de razão (podia lá ser de outra maneira...) e ainda assim não conseguir deixar bem claro que estava carregada de razão e bem ciente disso porque tive um descontrolo lacrimal!

Posto isto,
a) isto é coisa de gaja? É que sendo eu bastante defensora da igualdade entre sexos, acho que a maioria dos homens, na mesma posição, mais facilmente dá uma "hóstia" ao interlocutor do que chora. E isso, irrita-me ainda mais.
b) como se resolve? Devo pedir aos amigos e família que comecem a discutir comigo a torto e a direito até conseguir manter uma calma olímpica em toda e qualquer situação?

No comments: