Thursday, September 10, 2009

Obama, on healthcare



Deixa-me bastante apreensiva que, embora os Americanos se comecem finalmente a aproximar dos sistemas de saúde Europeus, nós por cá estejamos a aproximarmo-nos a passos largos do deles.

3 comments:

m. said...

pelo menos já não existe o argumento que nos eua as coisas é que funcionam bem. mas é verdade que há gente que defende coisas bem assustadoras.

Helena said...

Ana, ainda vai demorar um bocado até os states terem um sistema de saúde minimamente decente. Acho que a diferença entre os sistemas Europeus é ainda enorme e não sei quando irá mudar. O sistema aqui está completamente doente pelo o facto das companhias de seguro tomarem conta disto há tanto tempo. E o plano que irá passar (espero), sem dúvida que vai melhorar as coisas, mas não vai ser o passo que deveria ser, vai ser uma quantidade enorme de compromissos ainda muito longe do que tinha de acontecer neste país... é mesmo triste.

ACA said...

Olá, m. e Helena,

Vocês, melhor do que eu, saberão do sistema de saúde dos US ou da falta dele.
Compreendo perfeitamente o que dizes, Helena, e, de facto, não espero milagres do plano.
De qualquer modo, e embora o vídeo e as palavras fossem de Obama, o meu post era sobretudo motivado pela minha crescente preocupação com o futuro do nosso SNS.
Não tenho números, mas tenho a nítida sensação que o negócio dos seguros de saúde tem subido a olhos vistos nos últimos anos. Parece-me também que muitos médicos têm saído do público para o privado. Há ainda toda a história dos hospitais empresa. Caminhamos para a normal aceitação de que um serviço de saúde público não pode ser eficiente nem ter qualidade e isso irrita-me solenemente.