Monday, September 07, 2009

Importa-se de repetir?

As minhas expectativas relativamente a Manuela Ferreira Leite nunca foram muito altas.

Creio que avançou como candidata à Presidência do PSD mais por imposição do que por convicção. Não julgo que a tenham exactamente forçado, mas sempre me pareceu desprovida de grande paixão ou ambição política. Dava-me a sensação que estava a "take one for the team", que trataria de perder as eleições com dignidade e passar a pasta a Pedro Passos Coelho, a quem caberia a missão de renovar o partido.

No entanto, pensei que trouxesse alguma seriedade e sobriedade ao PSD, depois do estilo mais "mediático" (à falta de melhor palavra) de Luis Filipe Menezes. Pensei ainda que a ausência de agenda pessoal daria a MFL espaço de manobra para cortar a direito, sem grandes concessões, pois não teria nada a perder.

Nitidamente, pensei mal.

Senão vejamos:
1. Pedro Santana Lopes vai ser candidato à Câmara de Lisboa pelo (PPD/)PSD.
2. António Preto e Helena Lopes da Costa foram incluídos nas listas do PSD às eleições legislativas.
3. A senhora tem todo um problema que me escapa quanto ao casamento entre homossexuais.
4. E, como se fosse pouco, agora isto "Manuela Ferreira Leite considerou hoje que a Madeira é exemplo de um "bastião inamovível" e de "um bom governo do PSD", durante a primeira visita da social-democrata ao arquipélago desde que assumiu a liderança do partido.".

Não é que eu estivesse à partida a pensar em votar PSD e isto me cause problemas nas convicções políticas, mas acho que já estava na altura de haver uma Oposição melhorzinha em Portugal. Isto porque se estes senhores fizerem um bom trabalho, em teoria, os outros senhores, os do Governo, também terão que fazer melhor. E se nos deixássemos de novelas e fizéssemos todos melhor, seria bom.

No comments: