Wednesday, March 25, 2009

Via Segurança Social

A Loja do Cidadão é uma ideia muito bonita. Faz todo o sentido ter os serviços reunidos num sítio só para que com uma única deslocação possamos tratar das nossas burocracias.

Ainda assim, na prática, aqui é quase sempre um pesadelo. Quem pensou nas lojas, não devia estar confiante no seu sucesso e não as pensou para a multidão que por lá pára. Ou então, estava demasiado confiante e não contou com as filas intermináveis que se acumulam. O certo é que há quase invariavelmente um excesso de pessoas para o tamanho das lojas.

Daí, antes de me aventurar a voltar lá para saber o que se passou ao cartão que pedi no mês passado e que deveria ter chegado a minha casa em 5 dias úteis, resolvi experimentar o serviço de atendimento telefónico Via Segurança Social. Apesar de ser uma fervorosa crente de que o serviço público não tem porque não ser bom, devo esclarecer que as minhas expectativas face aos serviços públicos não são normalmente altas. Porque, apesar da minha crença, há muitas vezes toda uma série de problemas e papeladas e atrasos e complicações que minam os serviços. Isto era apenas uma tentativa de enfrentar as filas penosas da Loja do Cidadão.

Primeira surpresa, o tempo de espera foi surpreendemente baixo, o atendimento foi praticamente imediato. Após explicar a situação, a assistente informou-me que tinha feito um pedido de esclarecimento e que me iriam contactar brevemente (pediu-me o telefone) com uma explicação e uma solução para o meu problema. Disse-me que não conseguia precisar exactamente quantos dias seriam precisos para me contactarem, mas para ficar descansada que, sem resposta, é que eu não iria ficar. O que foi das coisas mais simpáticas e queridinhas que já me disseram num serviço de atendimento telefónico. Para isto ficar com nota verdadeiramente positiva, resta agora que me contactem mesmo e em tempo útil.

No comments: