Sunday, March 15, 2009

Twiteromania II - O novo apelo

Aqui há uns tempos, no meio de uma espera que me parecia interminável, escrevi um post sobre o Twitter.

O meu tom à altura não soa assim muito convincente, daí que a eficácia do meu apelo tenha sido reduzida.

No entanto, após mais de um mês de exploração no Twitter, estou convencida. E venho então fazer um novo apelo, espero que mais convincente. Para os que ainda não ouviram falar nisto (se é possível terem escapado), o Twitter é um sistema de micro-blogging, em que se comunica com mensagens de 140 caracteres (tweets). Escolhemos as pessoas/entidades que queremos seguir e recebemos todos os tweets que essas pessoas enviam. Ao mesmo tempo, há também pessoas/entidades que nos seguem a nós e que recebem os nossos tweets. Não significa isto que todas as pessoas que nós seguimos nos sigam a nós e vice-versa. E se quisermos deixar de seguir alguém, é só voltar ao perfil dessa pessoa e fazer unfollow. Além das mensagens que todos recebem, é ainda possível enviar mensagens direccionadas incorporando @username na dita mensagem. Ou enviar mensagens particulares por direct messaging.

Até aqui, pode não parecer nada de novo, comparado com as milhentas formas de comunicar que há por aí. Então, porquê todo o hype à volta disto? Nesta altura, é uma questão de escala, porque está tanta, mas tanta gente ligada, que deve ser das redes com mais participantes activos. É uma óptima forma de receber informação rapidamente e de interacção online; é particularmente interessante seguir acontecimentos ao vivo.

Se ainda estão cépticos, experimentem dar-lhe o benefício da dúvida. Fazer uma conta no Twitter, é fácil, mas mesmo mesmo fácil e muito rápido. MAS, se o fizerem, instalem um cliente de Twitter, o que é muito mais simpático e user-friendly do que o uso via web. Eu actualmente uso o twhirl; fácil de instalar e de usar. Creio que o TweetDeck também é muito usado, mas nunca experimentei.

Caso ainda não estejam convencidos, ou simplesmente porque sim, dêem também uma espreitadela na TED Talk de Evan Williams, um dos co-fundadores do Twitter.

No comments: