Monday, March 09, 2009

A conversão

Tenho uma particular aversão às redes sociais online. Apesar de ser uma adepta fervorosa da Internet, da maravilhosa janela para o mundo que isto é, da fenomenal quantidade de informação que há por aqui, tenho reservas quanto à exposição pública que daqui pode advir. Isto, escrito num blogue pessoal, que mantenho há mais de dois anos, no qual, entre uma quantidade apreciável de tolices, escrevo coisas pessoais, não faz grande sentido. Eu sei.

Fará ainda menos sentido se vos disser que, além de manter este blogue, sigo vários blogues. Uns são mais pessoais do que outros e a grande maioria são de amigos. Mas entre as minhas leituras regulares, há outros de pessoas que nunca conheci pessoalmente e provavelmente nunca virei a conhecer. E porque raio leio eu coisas sobre a vida de pessoas que não conheço de lado nenhum? Simples: porque gosto. Óbvio que nem todos os blogues onde páro acabam na minha lista de favoritos e nem eu sei definir exactamente o que me leva a voltar a uns e não a outros. Mas aos que gosto, volto com regularidade. E acho extremamente generoso da parte dessas pessoas que partilhem pequenos pedaços da vida delas comigo (eu sei que não é comigo, é com o mundo, mas ainda assim, agradeço-lhes em nome do mundo).

E apesar de ser uma adepta da blogosfera, continuo de pé atrás face às redes sociais. Resisti implacavelmente ao Hi5. Juntei-me ao StarTracker quando me surgiu um convite, embora sem perceber bem o que raio era aquilo. Mas ligo-me tão raramente, que qualquer dia não vou nem saber a password. A certa altura, aderi ao LinkedIn, que é mais virado para o network profissional, no qual tenho o espantoso número de 3 contactos. E apenas muito recentemente me converti ao Facebook. A conversão deu-se por um dos meus pontos fracos: a curiosidade. O [-_-] deixou aqui um comentário em que falava de uns "molinhos" (bolinhos) de cenoura que tinha feito e que tinha "postado" no Facebook. Foi a desculpa/razão que eu precisava. E lá me juntei à dita rede.

Confesso que aquilo que me assusta um bocado e que sou mais voyeur do que participante. Eles vão acumulando muita informação sobre todos nós e acho que ninguém percebeu ainda o que vão fazer com ela. A recente tentativa de mudanças de condições, que acabou por não se realizar, é apenas uma pequena amostra de uma das possíveis alternativas.

Mas tenho também que confessar que, apesar daquilo ser um bocado assustador, lhe reconheço as vantagens. É um excelente meio de partilha de info e fotos e de interacção com os amigos que, nos dias que correm, estão espalhados por esse mundo fora. Por isso, assumindo que os termos e condições se mantêm como estão, creio que a minha conversão se tornará, a seu tempo, mais completa.

4 comments:

Claratje said...

Deixa lá eu também iniciei o blog em 2007 e só em Novembro de 2008 é que o divulguei... também tinha aquele sentimento de medo :D
Quanto ao facebook acho que esta muito melhor que o hi5; e tens razão com ele consegues manter mais facilmente o contacto com os amigos que estão mais longe :D

Joaquim said...

não sou adepto do facebook, talvez por desconhecimento, já que no fundo não andará muito distante de um blog ou de um journal, mas o conceito afasta-me. já do linkedin gosto particularmente, porque acompanho percursos de algumas pessoas com quem trabalhei directamente e de quem me interessa saber os desenvolvimentos profissionais. já agora, obrigado por partilhares connosco, gosto muito de ler o teu blog!

[-_-] said...

o voyeurismo e um problema das redes, mas a verdade e que faz falta um sitio onde podemos partilhar com os amigos (espalhados pelo mundo) as coisas insignificantes que nao cabem num email.
ha mais de 3 anos que estou aqui na "ilha", e fazia-me falta dizer que vi este concerto, que adorei o episodio X do Doctor House, ou que as minhas orquideas estao prestes a rebentar de tantas flores. E, mesmos nas duas semanas que volto a terra, parece mal gastar os meus preciosos minutos em factos aparentemente tao pouco relevantes.

Por isso, espero que continues a cumprir a tua obrigacao de voyeur da minha vida! ate porque acabo de diagnosticar o maior sintoma de stress-pre-defesa: comecei aulas de culinaria...

ACA said...

Claratje - É bom saber que não sou a única meia indecisa na exposição. Quanto ao Hi5/Facebook, óptimo. Assim escapei-me ao Hi5 e passei logo p o upgrade. :)

Quim - Muito obrigada! Fiquei sem palavras... Quanto ao Facebook, percebo perfeitamente a tua posição, já que a minha era muito semelhante. Mas como disse, tem as suas vantagens.

[-_-] - Compreendo perfeitamente também. Foi exactamente a curiosidade sobre essas pequenas coisas que me levaram lá. E claro que continuarei a minha função com afinco. Ficas, desde já, intimado a postar fotos das tuas orquídeas. Quanto ao curso de culinária, estou cheia de inveja (daquela boa). Quero pormenores e fotos e receitas, claro. Acho que é dos melhores side-effects que a escrita da tese pode ter.